CONSEQUÊNCIAS DA CRISE
- Luiz Adão
- 1 de ago. de 2020
- 1 min de leitura

O fato é que de longa data estamos enfrentamos uma crise em diversos setores da sociedade. Quando a pandemia chegou ao Brasil, já estávamos sofrendo com a instabilidade econômica, assim como com os conflitos políticos.
Assim, com a junção da crise já existente aos efeitos gerados pela pandemia agravou de forma inestimável a situação econômica do país, colocando-o à beira de um colapso geral.
A razão é que segundo analistas a crise mais recente na economia do Brasil iniciou em 2014, ano no qual ocorreu uma forte recessão econômica, tendo como fatores geradores, além da corrupção e má gestão dos recursos públicos, as condições históricas e desigualdades estruturais.
Grande parte da população iniciou o ano de 2020 otimista, acreditando que este ano seria cheio de melhorias e evoluções em todos os segmentos. Entretanto, desde que o surto pandêmico assolou o mundo, percebemos que a realidade seria bem diferente da expectativa do já tão sofrido povo brasileiro.
O pior de tudo é que a recuperação do Brasil no pós-pandemia será 90% mais lenta do que em outros países. Segundo levantamento do pesquisador Marcelo Balassiano, apenas a Venezuela terá um resultado pior que o Brasil entre sul-americanos.
Desta forma, o que esperar do Brasil pós-pandemia? Não sabemos, porém, devemos estar unidos e preparados para enfrentarmos as mazelas econômicas, sociais e políticas que lamentavelmente se agravarão ainda mais.
Luiz Adão Marques é advogado, professor e Presidente Municipal do Solidariedade.
Comments